História




A HISTÓRIA DE SÃO CAMILO DE LELLIS


Pertencente de uma nobre e tradicional família, Camilo de Lellis foi militar e pelo seu caráter foi expulso da tropa. Viciado em jogo, levava vida profana e decadente. Perdeu todos os seus bens. No momento mais melancólico de sua vida, em uma situação de mendicância, Camilo foi tocado pela graça divina, arrependendo-se de todos os seus pecados, passando a dedicar sua vida a servir, por espírito de caridade, aos doentes pobres em hospitais. E, diante de tanta dedicação, fundou a Companhia dos Servidores dos Enfermos, conhecidos como Camilianos. E não é por menos que tornou-se patrono dos enfermos e dos hospitais.
Leia detalhadamente a história de São Camilo de Lellis no www.camilianos.org.br .


CAMILIANOS NO MUNDO

A Ordem fundada por Camilo de Lellis faz parte das fundações humanitárias e de Caridade Evangélica da Idade Média. Fala-se da vigília da festa da Assunção de N. Senhora do ano 1582, quando o jovem de 32 anos fundou a 'companhia' de homens de boa-vontade. Esses, junto com ele, deveriam dedicar-se à cura dos enfermos única e exclusivamente por Amor de Deus.
O início do projeto de Camillo foi muito simples, mas em pouco tempo a história registrou uma significativa presença da prática da caridade sem limites. Daquele início até então já se passaram mais de 423 anos, e homens e mulheres testemunharam com a vida a plena dedicação ao serviço dos irmãos mais necessitados entre os necessitados, isto é os enfermos.
A 'companhia' fundada por Camilo, que mais tarde (1591) foi elevada ao grau de Ordem Religiosa, atualmente está presente nos cinco Continentes testemunhando aquele mesmo Amor incondicional, que inspirou Camilo, pelos mais necessitados e indefesos.
Mais informações no www.camilianos.org.br .


CAMILIANOS NO BRASIL

O primeiro passo para a chegada dos Camilianos no Brasil foi dado em Roma, na Itália, no fim de junho de 1922, quando os padres camilianos Inocente Radrizzani e Eugênio Dallagiacoma foram designados a cumprir a santa e nobre missão de fundar uma colônia dos filhos de São Camilo em Mariana, Minas Gerais, Brasil.

Em São Paulo, acolhido pelo Liceu Coração de Jesus, Pe. Inocente percebeu que aquela cidade era promissora e podia transformar-se num imenso campo de atividades camilianas.
Em 08 de outubro de 1923, os camilianos estavam instalados no seu predileto campo, realizando o trabalho iniciado por São Camilo de Lellis junto aos doentes.
Com a seriedade e sucesso da atuação dos camilianos um novo terreno foi cedido, eram 5mil m2 de terreno, na Vila Pompéia, com capela, pequenas dependências e uma escola primária. Surge, nesse momento, a casa-mãe da Província. Mais tarde, nessa mesma Vila Pompéia, é inaugurado o primeiro centro camiliano de assistência médica aos doentes no Brasil, unindo de forma inseparável o ideal de S. Camilo: assistência espiritual e corporal. O pioneiro a dar assistência corporal foi o Ir. Antônio Guzzetti. Nascia, então, o modelo da fundação brasileira. Em 1935, o humilde ambulatório, deu espaço à Policlínica São Camilo, com edifício moderno e bem equipado, ampliando e melhorando a assistência à população.
Em 23 de janeiro de 1960, transformou-se no Hospital São Camilo Pompéia, hospital geral que realiza desde partos até transplantes, com completo centro de diagnóstico e atendimento em todas as especialidades. A Unidade Pompéia atualmente é acreditada internacionalmente pela Accreditation Canada e Joint Commission e nacionalmente acreditada com Excelência pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) nível III.

A Sociedade Beneficente São Camilo, por meio de suas entidades, desenvolve e mantém atividades hospitalares, sociais, pastorais e educacionais. Na área da saúde são 54 hospitais nas diversas regiões do país e 1 plano de saúde.
Com relação às atividades educacionais e de assistência social mantém 24 equipamentos sociais entre centros educacionais e para a juventude, centros de acolhida, abrigos e albergues que oferecem atendimento a pessoas carentes, disponibiliza estrutura e profissionais a serviço do social.
Mais informações no www.camilianos.org.br .