Sociedade Beneficente São Camilo - Santa Casa de Itu (SP)









A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu foi fundada no triênio de 1837 a 1840. Com a formação de uma comissão que proveria a subscrição em favor das obras, organizando uma Irmandade e objetivando angariar os primeiros donativos. Em 1846, em passagem por Itu, o Imperador Dom Pedro II visitou a cidade de Itu e deixou alguns donativos para o andamento das obras. A Capela em louvor a São João de Deus foi a primeira edificação a ser concluída em 1853.

A Irmandade inaugurou o hospital da Santa Casa em 1867. Em 1939, fundou a Maternidade Borges (Atual Pronto Socorro), que recebeu o nome de seu Benemérito Joaquim Bernardes Borges. No ano de 1983, inaugurou um novo prédio, onde temos atualmente nossas Clínicas, UTI’s e Maternidade. Já em 1989, com a doação de Paulo Bueno Galvão, foi inaugurada a Pediatria que hoje abriga a clinica médica e cirúrgica.
De 1991 a fevereiro de 2003 o hospital foi administrado por intervenção Estadual e de março de 2003 a outubro de 2009 foi administrado por outra entidade beneficente.

A Sociedade Beneficente São Camilo iniciou a sua administração em novembro de 2009. Atualmente oferece atendimentos em Pronto Atendimento Adulto e Infantil, UTI Adulto, UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, Unidade de Tratamento e Queimados sendo referência em Neonatologia, Neurocirurgia, Cirurgia Pediátrica, Ortopedia e Unidade de Queimados. O hospital possui Maternidade com atendimento também à gestante de altos ricos.

O atendimento do Hospital São Camilo de Itu é voltado para média e alta complexidade, com perfil cirúrgico para 44 municípios do Interior de São Paulo.

Data de Fundação: 1840

São Camilo administra desde: 2009

Hospital Geral com maternidade e especialidades:

Alergologia, Anestesiologia, Andrologia, Angiologia, Cirurgia vascular e linfática, Cardiologia, Cirurgia bucomaxilofacial, Cirurgias (da mão, da cabeça e pescoço, do aparelho digestivo, endocrinológica, geral, pediátrica, plástica restauradora, torácica), Clínica, Dermatologia, Endocrinologia, Fisiatria, Gastroenterologia, Geriatria, Gerontologia, Ginecologia/obstetrícia, Hematologia, Hepatologia, Homeopatia, Imunologia, Infectologia, Mastologia, Medicina do Trabalho, física e reabilitação fisioterápica, Microcirurgia reconstrutiva, Nefrologia, Neonatologia, Neurocirurgia, Neuropediatria, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Reumatologia Terapia intensiva e Urologia.